Detectores de oxigênio e gases tóxicos - sistema completo de detecção de gases de 1 canal
- Monitora o dióxido de carbono no ar ambiente
- Usa o DrägerSensor eletroquímico de alto desempenho plug-and-play
- Carcaça robusta, compacta com proteção IP66
Características
O Dräger PointGard 3720 é um sistema de detecção de gases de 1 canal completo para a medição de dióxido de carbono em ar ambiente. Em seu invólucro robusto, embora compacto, com a classe de proteção IP66, você terá todo o equipamento de alarme necessário.
Completo
O PointGard 3720 é a solução ideal para todos aqueles que precisam de um sistema de detecção de gases, mas não querem passar pelo incômodo de montar todos os componentes necessários. Ele contém a função de medição de um transmissor, a função de avaliação de um controlador e o equipamento de alarme necessário, como luzes intermitentes e sirenes. As versões CA do PointGard 3720 podem ser operadas com um plugue de rede elétrica opcional em qualquer tomada padrão. Para o posicionamento ideal, o PointGard 3720 e o sensor podem ser montados separados um do outro. Isso permite que o PointGard 3720 com seus equipamentos de alarme e visor seja montado na altura dos olhos, enquanto o sensor pode ser colocado o mais próximo possível do local de medição. O comprimento máximo da ligação entre o PointGard 3720 e o sensor é de 30 m. O sensor Dräger PIR 7200 vem com o nosso PointGard 3720, que é ideal para uso em áreas perigosas. Além disso, os acessórios hospitalares apropriados estão disponíveis para uso em tubos e fossos de ventilação.
A aplicação
Utilize o PointGard 3720 em locais em que as concentrações de gases precisem ser monitoradas localmente. Uma aplicação típica é a medição de dióxido de carbono (CO2) em salas não ventiladas ou fechadas. Para isso, o PointGard 3720 é instalado fora da sala, na entrada, e o sensor, na sala onde a substância é monitorada. Dessa forma, você recebe informações sobre a concentração de gases antes de entrar no ambiente. Se os níveis de alarme forem excedidos, o PointGard avisa você com seus dispositivos de alarme integrados. Também é possível acionar a ventilação automática, de modo que a concentração seja diminuída e o ambiente possa ser acessada novamente sem perigo.
A tecnologia de medição
Dentro do PointGard 3720, você encontrará a já testada eletrônica de nosso Dräger Polytron 8720. Além disso, nosso sensor Dräger PIR 7200 compatível com SIL2 proporciona um encaixe perfeito. Esse transmissor infravermelho com componentes ópticos de 4 feixes de dupla compensação é caracterizado pela excelente qualidade de medição e extrema estabilidade em longo prazo. Ele detecta contaminação do sistema óptico e alerta em tempo hábil antes que a medição falhe, de modo que o operador possa efetuar a limpeza. Dependendo das condições locais, o intervalo de calibração pode ser de até um ano. Com esse sensor, o PointGard 3720 é capaz de medir o dióxido de carbono em faixas de 0-2.000 ppm até 0-30 vol%. O Dräger PIR 7200 permite a medição contínua sob condições atmosféricas em uma faixa de temperatura de -40 °C a +77 °C.
O equipamento de alarme integrado
O PointGard 3720 inclui dispositivos de alarmes visuais e sonoros. As luzes intermitentes brilhantes e duradouras avisam sobre o perigo a partir de uma distância em laranja (pré-alarme) e vermelho (alarme principal). Se tiver de ser feita uma distinção entre condições seguras e não seguras, existem combinações em verde (seguras) e vermelho (não seguras) ou verde (seguras) e azul (não seguras). A sirene integrada possui uma pressão sonora de 85 a 100 dB. Ela tem sido selecionada para uso industrial em ambientes com muito ruído. Você pode diminuir o volume para ambientes com menos ruído, por exemplo, em laboratórios.
A alimentação elétrica
O PointGard 3720 possui uma alimentação de 120... 230 VCA/24 VDC. Você também pode solicitá-lo com cabo de alimentação e plugue específico do país como uma opção. Se a alimentação de 24 VDC local já estiver disponível, uma opção sem unidade de alimentação elétrica também está disponível.
A operabilidade
O valor medido, o nome do gás e a unidade de medição são permanentemente exibidos no visor. Se necessário, o histórico de concentração dos últimos 15 minutos também pode ser mostrado. O visor possui retroiluminação em vermelho ou verde para garantir a legibilidade mesmo em condições de baixa iluminação. As cores são ajustáveis por meio de um dip switch dentro do equipamento. Abaixo do visor, estão três LEDs de status em verde (operacional), amarelo (erro) e vermelho (alarme). Todas as configurações do PointGard 3720 são feitas por meio de um menu protegido por senha. O controle de três botões permite a rápida navegação pelos itens do menu. Faixa de medição e limites de alarme já são definidos com os valores standard. Eles também podem ser ajustados a qualquer momento.
As interfaces
Além dos meios de alarmes integrados, o PointGard 3720 também possui relés de contato seco. Eles possibilitam medidas de comutação automatizadas. Os relés estão disponíveis para A1, A2 e falha. Além disso, um contato de comutação externo, por exemplo uma falha de contato das máquinas vizinhas pode ser lido e, assim, a luz verde (status seguro) no PointGard 3720 pode ser desligada. Para integração a sistemas de alto nível (sistemas de visualização, sistemas de aquisição de dados, PLCs, sistemas de alerta de vazamento de gás central), pode-se utilizar a interface de corrente de 4-20 mA analógica de acordo com NE 43. A comunicação HART® permite que você sincronize as configurações com um Dräger REGARD 3000 ou um Dräger REGARD 7000 conectado. Ademais, o acesso remoto é possível via HART®, utilizando o Software Dräger PolySoft ou outro HART® HHT.