Dräger Polytron 5100 EC - Detectores de oxigênio e gases tóxicos
- Monitora gases tóxicos ou oxigênio em aplicações padrão
- Usa um DrägerSensor eletroquímico plug-and-play de alto desempenho
- Carcaça robusta, compacta com proteção IP66
Características
O Dräger Polytron 5100 EC é um transmissor econômico e à prova de explosões para a detecção de gases tóxicos e oxigênio em aplicações comuns. Ele usa um DrägerSensor eletroquímico plug-and-play de alto desempenho para detectar gases específicos. Uma saída de 4 a 20 mA com 2 ou 3 fios e relés deixa-o compatível com a maioria dos sistemas de controle.
Durável, inteligente e sensível: esse é o DrägerSensor
Com os exclusivos sensores eletroquímicos da Dräger, o Polytron 5100 cobre um total de 15 gases típicos em várias faixas de medição. Esses sensores têm vida longa e proporcionam detecção contínua mesmo nas condições mais inóspitas. Os DrägerSensors oferecem o maior intervalo de temperatura da indústria, entre -40 e +65 °C (-40 a +150 °F). Sua memória guarda todas as informações necessárias de configuração e calibragem. Os sensores são calibrados de forma a estarem prontos para a operação imediata. A conexão intrinsecamente segura do sensor elimina a necessidade de para-chamas, proporcionando tempos de resposta menores e maior sensibilidade.
Mesmo design, mesmo princípio operacional
O Polytron 5100 faz parte da série Dräger Polytron 5000. Todos os transmissores dessa série têm os mesmos design e interface de usuário. Isso permite uma operação uniforme, com menores necessidades de treinamento e manutenção. O visor retroiluminado mostra claramente informações de status com acesso rápido às funções por meio de uma chave magnética não intrusiva. A concentração dos gases e a unidade de medição são exibidas durante a operação normal. LEDs coloridos (verde, amarelo e vermelho) transmitem outros alarmes e informações de status.
Três relés para controle de equipamento externo
O Dräger Polytron 5100 também pode ser fornecido com três relés integrados, mediante solicitação. Isso permite usá-lo como um sistema de detecção de gases independente com dois alarmes de concentração de gases ajustáveis arbitrariamente e um alarme de falha. Assim, alarmes sonoros, sinais luminosos ou dispositivos semelhantes podem ser controlados no local, sem a necessidade de um cabo adicional entre o transmissor e o controlador central.
Estrutura segura e robusta para todas as aplicações
A estrutura do Polytron 5100 é de classe 1, div. 1, à prova de explosão, feita em alumínio ou aço inoxidável, tornando-o adequado para uma ampla variedade de condições ambientais. Uma versão com proteção tipo “e” inclui uma estação de encaixe conveniente, que permite a instalação em atmosferas perigosas sem a necessidade de passar conduítes (onde aprovado), facilitando também a pré-montagem.
Torne possível o impossível com o sensor remoto
O alojamento de conexão remoto permite que o sensor seja instalado separadamente do transmissor. Assim, em locais de difícil acesso, basta colocar o sensor mais próximo à nuvem de gases. O visor permanece visível ao alcance dos olhos. Como o sensor é conectado por uma conexão intrinsecamente segura, não é necessário cabeamento de conduítes. A conexão permite ainda a substituição a quente do sensor na área perigosa.